sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos


Começo o post de hoje preocupado com a pretensão deste blog, deste teclado, deste monitor, deste site, e não minha. Esclareço que não cogito a hipótese de que as luzes que eu busco aqui sejam críticas, não leio crítico de cinema, são opniões informais trocadas dentro de mim, por amigos que se conversam e bebem chopp e riem alto, e me dão dor de cabeça no dia seguinte, e que para alegrá-los no meu interior, eu exteriorizo, dando a eles a sensação ínfima de vida real, ainda que virtual, para menos leitores que os de Agamenon.

Parafraseando Rubens Fonseca, ou melhor Paratitulando Rubens Fonseca, hoje esse post vai se chamar Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos, também como forma de homenagear uma pessoa muito importante na minha vida (Toda vez que escrevo sobre essa pessoa usando as letras deste teclado, o rádio cisma em tocar uma música da Vanessa da Mata, acho que deve ter algum botão de Infra-Vermelho comunicando os dois).

Pensamentos Imperfeitos, e Vastas Emoções, opniões infundadas em substâncias científicas, baseadas somente nas impressões que minha alma recebe no escuro do cinema, estas sim são as intenções deste blog, estes sim são os motivos das minhas exposições, é por isso que eu bebo...

Talvez sejam estas as intenções que levaram Mozart de Oliveira - personagem da vida real e do filme ORQUESTRA DOS MENINOS (2008) de Paulo Thiago - a desafiar a secura do sertão pernambucano, numa cidadezinha chamada São Caetano, e a expressar com ímpeto, o trompetista, o flautista, o músico e o avô maestro que estavam orquestrados em seu interior. Para tanto proporcionou novos tons, cores e esperanças a quem tinha o sol rachado e a época de chuva como resposta para o futuro.

Encontrando obstáculos, culturais, políticos, naturais, de relacionamento, de desnutrição e conspirações, Mozart seguiu adiante se firmando nos meninos e meninas que já estavam afinados com suas idéias e dispostos a levar à frente um sonho despretensioso.

Contrastam com o clima leve, as armações e politicagens tanto dos que são a favor quanto os que são contra o projeto do professor de música.

Tensão e distensão, movimentam a orquestra, as cenas, a história, e trazem à tona as idéias de um sertanejo simples e determinado.
Como todo bom filme brasileiro, acredito que tenha faltado maiores explorações sobre diversos temas que permeiam as histórias, mas suponho ser difícil por se tratar de uma história baseada em fatos reais.

Vale a pena conferir cenas como o Hino Nacional cantado entre lágrimas; O Trenzinho Caipira de Villa Lobos; Jesus, Alegria dos Homens de Bach e pensar se não seria interessante saírmos do eixo Rio-São Paulo para vivenciarmos e fomentarmos cultura nos recantos mais escondidos do Brasil

Um comentário:

Felipe disse...

Agora esta mais lubrificado!