sexta-feira, 5 de agosto de 2011

SOS Parque Olhos D'água


Não previsto no projeto inicial de Brasília como o Parque da Cidade, o Parque Olhos D’água foi inaugurado em 1993 por pressão popular. Foi criado entre as quadras 413 e 414 da Asa Norte, área que teria 11 blocos de edifícios se não fosse o apelo popular para que continuasse intacto, e preservado. Surgiu para proteger a área onde estavam nascentes, uma lagoa, mata de galeria e fauna características do cerrado. 

"O objetivo principal do Parque é preservar e recuperar a área, além de proporcionar o desenvolvimento de programas de observação e educação ambiental, pesquisas, e lazer, e cultura para a população, além de conhecimento sobre atividades de conservação do meio ambiente." (Fonte Correio Braziliense - Cidades - 31/07/2011)

É fácil perceber que os interesses imobiliários na área ficaram suspensos, e deram lugar aos interesses do povo que aprendeu a respeitar e a se exercitar perto da natureza. Porém o parque está ameaçado, porque não foram incluídos em seu polígono original as nascentes, que ficaram em área leiloada onde possivelmente será construído um shopping. Em 2010 o IBRAM concedeu parecer técnico recomendando à Administração de Brasília para não emitir alvará para obras por se tratar de uma zona ambiental sensível e de importância para o abastecimento da bacia hidrográfica do Paranoá e da Lagoa dos Patos, no Olhos D’Água.


Em uma mobilização que começou pelo Facebook, o movimento SOS Olhos D'água pede que as nascentes do lado e dos riachos do parque sejam incluídas no polígono do parque e que não haja nenhuma especulação imobiliária. Precisamos de mais árvores e espaço verde, ainda mais no Cerrado, onde a natureza ja mostrou que pode ser muito seca. Não queremos fazer do cerrado o que fizemos com a Mata Atlântica no Sudeste.

Os documentos sustentam que a área em questão “tem relevância ambiental por sua localização em área de recarga de aqüífero, tem proteção normativa que visa sua conservação ambiental para as futuras gerações, sendo que em face de todo e qualquer risco de sua degradação exige-se prevenção para a garantia do direito, à qualidade de vida dos habitantes do Distrito  Federal, à ordem urbanística-ambiental e ao desenvolvimento sustentável”. - (Correio Braziliense - Cidades - 31/07/2011)


Pedimos apoio da população de todo o Brasil, para a assinatura da Petição Pública que exige que sejam atendidas as solicitações dos usuários do Parque e que o Olhos D'água tenha a sua área ampliada. Como diz uma grande placa de metal, já bastante desgastada como na foto, "Nossos Olhos D'água não podem ser reduzido à lágrimas."