terça-feira, 29 de junho de 2010

A Fortuna em Gomos

Reza a lenda que dia 29 de Dezembro de séculos atrás, São Pantaleão, que ainda não era santo pq não tinha morrido, mas já fazia estágio para conseguir alguma promoção no andar de cima, caminhava sem posses e sem rumos perto de um vilarejo na itália com muita fome. Bateu na porta de uma residência e pediu algo para comer aos donos da casa. O casal de Nonnos, tendo pouco a oferecer, dividiu com ele o prato do almoço do dia: Gnocchi.

Ora, o leitor pode duvidar dessa história por achar gnocchi um prato mais sofisticado, mas deve lembrar que o gnocchi é produzido de batata, farinha e ovo, e o molho é de tomate, coisas que se pode plantar ou obter da vida em um vilarejo rural.

Voltando ao almoço do casal de velhinhos com São Pantaleão, todos sentaram-se à mesa e saborearam o gnocchi que a Nonna havia preparado. Sabiam que aquele era o melhor sabor possível de se degustar, e com certeza, enquanto comiam, pediam que não faltasse o alimento nos dias que viriam.

Após se despedir, já sem fome, São Pantaleão abençoou a casa dos nonnos italianos e desejou a eles fatura. Quando foram recolher os pratos, haviam moedas e notas na mesa. O casal usou para plantar e produzir mais alimento, tendo colheitas futuras fartas e abençoadas.

Por isso, dia 29 de dezembro se tornou o dia do gnocchi da fortuna, porém, como italiano é o povo do exagero, comer gnocchi somente um mês no ano não estava dentro dos planos. Além de nomearem São Pantaleão como padroeiro do gnocchi, no vox populi, ergueram várias catedrais à saborosa almofada de batata e farinha feita com mão firme e braço forte, típico das italianas.

Quanto à mim, essa tradição foi passada pela minha Nonna, que aos 29 dias de todo o mês, preparava um prato de gnocchi e nos ensinava a forma correta de comer o gnocchi da fortuna.

Escolha um gnocchi do melhor sabor, coloque embaixo do prato a nota mais alta que vc tiver na carteira. Alguns restaurantes italianos oferecem notas de um dólar ou um euro para os clientes que almoçam lá. O fato importante é que essa nota deve ficar embaixo do prato durante toda a refeição. Antes de se sentar, coma sete gominhos de gnocchi, um por vez, reforçando os pedidos de fortuna e fartura para que nunca falte pão para saciar suas necessidades e as necessidades dos seus familiares. Sente e aproveite esse delicioso prato da culinária italiana.

Vale lembrar que a nota usada no prato deve ficar na carteira para atrair mais fortuna, sem ser usada. E deve ser usada de novo no mês seguinte no mesmo dia 29, em outra sessão de gnocchi da fortuna. Pode espaçar um período de dois meses. Pois não há nutricionista que concorde com gnocchi todo santo mês né, vamos combinar.

Caso não acredite na tradição quase milenar das benfeitorias de comer o gnocchi no dia 29, use como desculpa para dar uma escapulida dos sushis e crepes da moda e se delicie com o sabor que com certeza você já conhece, mas não custa nada reforçar na memória gastronômica.

Buon Appetito!

Nenhum comentário: