terça-feira, 8 de maio de 2012

Retorno às (minhas) origens


- Cuidado: Texto com Spoliers -

Freud afirmava que o primeiro impulso manifestado pela humanidade é a pulsão de morte, menos do que um instinto auto-destrutivo e mais um instinto de retorno à origem da vida com o seu ápice no desejo do retorno ao ventre materno, onde por uma vez, a mente havia experimentado a completude. Considerando o homem um animal instintivo, Freud baseava todos os seus estudos sobre o inconsciente no impulso sexual. Já Jung, segundo o filme melhor resolvido sexualmente, atribuia a linguagem como o principal determinante da cultura, sendo necessário ampliar o sentido da libido e do inconsciente, de forma a abranger um estudo das manifestações artísticas e culturais dos povos, o que o levou a criar a teoria do inconsciente coletivo.

O filme Um Método Perigoso (A Dangerous Method - 2012) do diretor canadense David Cronenberg relata uma das principais histórias do princípio da Psicanálise, a relação de Freud e Jung enquanto dois pesquisadores da teoria do inconsciente desenvolvida pelo primeiro. O auge desse relacionamento com a intenção pública de Freud em tornar Jung seu sucessor oficial nestes estudos é relatado filme, onde também fica clara as desavenças iniciais deste relacionamento e a necessidade de Jung em ampliar os conceitos de seu tutor, o que ocasionou o desentendimento das idéias destes dois teóricos em  público.

Em um norte europeu permeado por conceitos que levariam à primeira guerra mundial em poucos anos, com conflitos étnicos entre judeus (representados em Freud) e arianos (representados em Jung) o pano de fundo da liberdade de idéias da época e do rigor científico das novas descobertas são tratados com delicadeza ainda mais quando o conflito se materializa em uma paciente histérica atendida por Jung com o método da "cura pela fala" desenvolvida por Freud. A linda Sabina Spielrein chega ao hospital psiquiátrico em que Jung trabalha e é atendida por este. Ambos se perdem em plena confusão da teoria do amor transferencial, que segundo a teoria psicanalítica existe entre paciente e terapeuta. Por ser um principal responsável da resistência ao tratamento psicológico, a amor tranferêncial é também a chave da cura, pois é onde os sujeitos existentes na relação paciente-terapeuta criam um vínculo e se propõem a trabalhar juntos.

Após ter alta, retornar à vida normal e contribuir com as pesquisas de Jung, a Sra. Spielrien e Jung vivem um romance que muda muito a história de suas vidas e contribui para o desentendimento de dois pilares do estudo do inconsciente humano.

Em tom fanático (um dos únicos pecados do filme), o diretor termina dando à Jung o título de maior psicólogo que já existiu. O certo é que ainda não dá pra definir as grandezas das teorias que foram definidas pelos dois teóricos e até hoje encontram eco nas principais terapias.

Nenhum comentário: