quarta-feira, 2 de novembro de 2011

A polêmica do Lula e o Sus


O tratamento do Sus é muito bom,ao menos em casos muito graves. Conheço inúmeros casos de tratamento de sucesso pelo INCA, um deles inclusive em minha família. Participar da campanha para o Lula ser atendido no Sus, não tem a mesma tonalidade de ironia ou anedota como andam pintando por aí.

Mas nós nos acostumamos com a saúde de merda que temos neste país e a ter que pagar planos de saúde para que os políticos tenham mais verbas para desvio. Quando mexemos com três grandes entidades, Lula, Cancer e Sus, parece que o samba não terá final feliz.

Fosse em Cuba, sob a pajelança do Líder Fidel Castro, talvez essa imagem não tivesse a mesma, já que é sabido internacionalmente dos bons préstimos da medicina de lá. Mas nem podemos afirmar com certeza, que fidel vem se tratando na rede pública. 



Como podemos ver no vídeo acima, o próprio presidente Lula acredita no Sus e esboçou seu desejo de ser tratado em uma unidade de saúde pública. Tratar-se no Sus, ainda mais sendo o Lula, não envolveria filas de espera, não haveria falta de medicamento e ainda seria um grande marketing político, de nível internacional.

Não quero reacender a polêmica e não me sinto culpado por sugerir ao presidente que se cure pelo SUS, pois não é o mesmo que desejar que ele tenha complicações ou pioras, mas sim que ele tenha atendido o seu desejo que vem explanando demagogicamente em seus comícios e que prove ao mundo que a nossa saúde pública, é sim, capaz de cuidar de casos urgentes e raros, mesmo que isso se restrinja apenas à alta cúpula do governo.

Nenhum comentário: