sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Playmobil e a Estratégia furada de marketing do Shopping Brasília

Confesso! Quando vi a decoração do Shopping Brasília, minha espinha se transformou em um dos melhores condutores eletricos. Arrepiei em 220 volts e me aproximei do stand para ver os demais detalhes. Misturando-se com o lúdico, a decoração mostra dezenas de playmobil, com os caracteristicos olhos arregalados e cabelo padrão, todos caracterizados com tema de natal.


Instantaneamente já me senti participando da promoção que do playmobil só tinha o marketing. O prêmio principal é, ou foi, um carro popular, dos melhores. Comprei acima do valor pedido, peguei os tickets que tinha direito e comecei a participar da promoção. Quem sabe o camarada da mão redonda não é o segredo da sorte, e consegue me aliviar do meu tradicional pé frio. A figa deixa comigo!

Esqueci completamente! Não me lembrei nem de voltar para tirar a foto abraçado com ele, com certeza com um copo americano de cerva nas nossas mãos, brindando o tempo em que imaginávamos todos os inimigos, alguns amigos e correr era uma opção válida pra fugir de problemas.

Ontem recebi um SMS. Dizendo que havia ganho um playmobil na promoção do Brasília Shopping. Achei engraçado, mas não entendi direito se tinha direito a algo mais, ou se esse playmobil era de tamanho maior, estilo enfeite, caixa de som. Sei lá. Algo útil em tempos de multifuncionalidades.

Cerca de três horas depois fui ao shopping resgatar meu brinde. No balcão de atendimento fui informado que os brindes haviam acabado. Estranhei a situação, mas um expresso me ajudaria melhor a pensar no que fazer. No retorno ao balcão, fui informado que haviam somente 100 prêmios, que haviam sido distribuídas centenas mensagens de texto e que os brindes eram limitados. Pedi pra falar com o supervisor. Achei uma estratégia de marketing um tanto quanto confusa, e quem sabe ele entendesse o lado do consumidor. Neste momento, para meu espanto, ouço o seguinte comentário: "Falar com o supervisor, por um brinde desses?". Intrigado, ouvi com atenção a descrição da moça que com os dedos indicador e polegar bem próximos me mostrou que o brinde seria apenas 01 playmobil boneco.

Na mesma hora exigi falar com o gerente. Na falta dele, descarreguei toda minha indignação em uma folha. Reciclada pelo menos, esqueci de elogiar isso. (Mas na atualidade folha reciclada é mais que uma obrigação). E o faço também no blog.

Sem brincadeiras, um único playmobil não é brinde. E ainda ter somente 100 e mandar mais mensagens do que os brindes que possui. Na mesma hora me senti atraído para o shopping. Claro que essa é a estrategia de todo o marketing. Mas o interessante é saber fazer isso sem que o atraído se sinta um imbecil cair numa armadilha como essas. O mínimo de respeito é exigido por quem trabalha com atendimento ao público. No meu desabafo fiz votos de que essas estratégia de marketing afastasse mais clientes além de mim. Saí realmente indignado.

PS.: Apesar de ser um post de indignação, serve para voltar realmente à ativa com este blog, uma das promessas de 2011 que eu começo a cumprir em 2010. Aprendi que promessa boa é aquela que a gente começa logo no dia seguinte.

  

2 comentários:

Sonia Braz disse...

Também recebi o sms do Brasília Shopping no celular, mas felizmente estou viajando e tive a sorte de não ir até la buscar o tal brinde. kkkk Desculpe, mas a situação me parece tão absurda que chega a ser engraçada. Eu tbm estou indignada com a empresa, e espero que o responsável por essa idéia infeliz tenha sido demitido, depois de tamanha demonstração de despreparo e incompetência profissional. Um grande abraço, e que o seu Ano Novo seja repleto de BOAS surpresas! =]

Marcos L. S Costa disse...

Isso parece esquete de comédia stand up?! Eu hein, ainda bem que não tenho dinheiro suficiente para gastar nesse shopping, se eu tivesse, hoje não iria, lá!!! :P
Mas a decoração com playmobil eu achei uma boa sacada, mas a idéia de brindes com um bonequinho, caraca que vergonhoso!