quarta-feira, 6 de outubro de 2010

E por falar em lixo...

Por vezes repensei em postar ou não o sobre o assunto de hoje. É um assunto delicado e que me incomoda muito e que não foi postado ainda porque todas as vezes em que sentava pra escrever tinha acabado de vivenciar a ristuação e estava realmente put*. Agora, mais calmo, exponho minha opnião.

Somos responsáveis pelo nosso lixo, isso é fatídico! Se você vai comer em uma praça de alimentação, em um parque, em uma praia, ou na mesa amarela encardida da birosca da esquina, tudo o que você produz depois da comilança é lixo, considerando também a gordura e banha que são processos internos! Seu lixo é sua obrigação e deve ser jogado fora por você em lugar adequado.

Não se deixa restos de comida ou de embalagem em praias, parques e praças de alimentação! Tudo bem que tem a tiazinha que limpa, mas é um desrespeito inaceitável você sujar e deixar sujo pro próximo que está ansioso por sentar e se render ao pecado da gula. Sem contar nos danos à natureza quando isso é feito em lugar público e aberto.

Posto sobre isso pois aqui em Brasília não tenho tido um dia em que vou almoçar em praças de alimentação e não encontre uma mesa suja. Chegou ao cúmulo de, após limpar a minha mesa pra sentar, com meus pertences em cima dela, outra pessoa a escolheu pois era a única opção limpa. Eu, como todo bom e cordial brasileiro, já estava jogando o lixo daquela mesa no cesto de lixo, retirei de novo, coloquei todo o lixo novamente na bandeja e retornei com o lixo para a mesa que já estava ocupada pelo cidadão. E tratei de limpar outra pra mim. Lógico que todos perceberam a minha movimentação de limpar a mesa para mim, inclusive este senhor, que estava próximo o tempo todo. Situação que, graças a Deus, não vivenciei em mais nenhuma outra capital brasileira, apesar de conhecer apenas 8 das 27.

Respeito com o próximo é dever fundamental a ser ensinado na sociedade. Enquanto não se criar essa consciência, não haverá possibilidade de cuidarmos de nós nem da natureza. E isso começa em casa, vem de berço. Mas também pode ser adquirido com inteligência e mudança de comportamentos.

Para que este post não seja somente um mero desabafo histérico e estéril, maiores informações sobre como tratar o seu lixo em http://www.lixo.com.br/

Um comentário:

Marcos L. S Costa disse...

Touchê! Virou post o seu desabafo!! Não tinha visto ainda! mas eu (mais uma vez) assino em baixo. E confesso que aqui em Brasília a dinâmica é mesmo essa. Lamentável, mas se mais pessoas conseguirem ler esse seu desabafo e repassarem para seus amigos, colegas de trabalho e assim por diante. Algo acontece, fico feliz que tenha escrito isso, Moragas...continua mandando bem nas palavras.